Protesto
The Sims 3 Vida Universitária 15.jpg
Um protesto em The Sims 3.
Ícone Protesto (The Sims 3).png

Protestos são reações coletivas de Sims sobre certo assunto - contra ou a favor do mesmo - que se reúnem em certo lugar para manifestar seu apoio, sua recusa ou sua insatisfação.

Eles apareceram pela primeira vez na série The Sims no jogo base de The Sims 3 e, mais tarde, como uma real mecânica de jogo em The Sims 3: Vida Universitária e em The Sims 4: Vida na Cidade.

The Sims 3

Os protestos surgiram, pela primeira vez, como pequenos eventos aleatórios que ocorrem na frente da prefeitura local. Existe 15% de chance de acontecerem, e são mais comuns quando uma nova família se muda para o mundo. Não é possível começar um protesto sem mods ou sem a expansão "Vida Universitária" mas é possível se juntar a um protesto que está acontecendo.

Sims se reunirão na frente do prédio, segurando placas (cuja imagem neles é aleatória) e gritando palavras de ordem em Simlish. Protestos tendem a não durar muito e a multidão se dispersa perto do anoitecer. Sims rebeldes[TS3:G] ganham um modificador de humor específico ao participar de um protesto.

The Sims 3: Vida Universitária

Com The Sims 3: Vida Universitária, os Sims podem iniciar um protesto usando o Megafone "Eu Também!". Iniciar e ter protestos de sucesso são grandes formas de aumentar a influência com o grupo social dos rebeldes.

Menu de organização de um protesto.

Ao usar o megafone, o Sim deverá escolher um parque do mundo ou a prefeitura para iniciarem um protesto. Após selecionado o destino, o menu da imagem ao lado aparece. É necessário, então, marcar o horário do protesto, o assunto e o tipo de protesto.

O tipo de protesto pode variar entre um protesto padrão, violento ou uma greve de fome. Protestos padrões incluem um palanque e decorações de protesto. Protestos violentos terão os itens anteriores e uma fogueira, assim como Sims aleatórios irão entrar em brigas. Greves de fome são idênticos a protestos padrões, mas gerarão em um modificador de humor ("Em Greve de Fome") que durará enquanto o protesto acontecer.

O horário do protesto pode ser a qualquer hora do dia, entretanto só seja possível marcar protestos duas horas após o horário atual.

O assunto pode ser escolhido entre 32 temas diferentes que diferem em três níveis de dificuldade. Protestos de baixa dificuldade tendem a ser mais triviais e não gerarem grandes recompensas a não ser um modificador de humor para o organizador e aumento na influência rebelde. Protestos de média dificuldade aumentam mais a influência rebelde. Protestos de alta dificuldade tendem a gerarem recompensas mais notáveis para os Sims.

Confira abaixo uma lista de todos os assuntos disponíveis:

Uma entrevista ocorrendo durante um protesto.

  • Água-Viva: Eles são predadores silenciosos e gosmentos do oceano.
  • Algemas: Por que punimos as mãos dos Sims?
  • Anéis: O que são os anéis, além de algemas para os dedos?
  • Astronautas: Mandar Sims para o espaço? Vamos mandá-los para um escritório!
  • Átomos: Como se pode confiar em algo tão pequeno e misterioso?
  • Besouros: Eles são nojentos, pequenos e têm pernas demais.
  • Computadores: Se não tomarmos cuidado, eles vão nos transformar em baterias!
  • Lhamas: Elas são feras espertas e perigosas.
  • Máscaras: Quem esconde o rosto sempre é suspeito.
  • Médicos: Os Sims deveriam poder curar a si mesmos!
  • Nessie: Porque já temos muitos dinossauros aquáticos e evasivos no mundo!
  • Palhaços: Maquiagem, perucas e narizes vermelhos, divertido?
  • Pé-Grande: Aponte para um Pé-grande e eu aponto um problema.
  • Polícia: Quem precisa de polícia, afinal?
  • Radiação: Essa é uma ameaça silenciosa, invisível e inodora.
  • Unicórnios: Chega dessas belas criaturas místicas!

  • Bombeiros: Para quem quer poder salvar sua própria vida em uma emergência.
  • Criminosos: Sem criminosos, não haveria crime.
  • Design de Interiores: O que há de errado com o design de exteriores?
  • Escultura: Criar algo lindo a partir do nada é algo superestimado!
  • Estilistas: Quem eles são para definir o que é estilo?
  • Fotografia: Capturar momentos é bidimensional demais.
  • Invenção: O que pode sair de bom em inventar coisas?
  • Investigadores Particulares: Chega de investigações particulares!
  • Jardinagem: A jardinagem faz buracos na terra, uma planta de cada vez.
  • Néctar: A essência vital das plantas? Ou algo bem mais sinistro?
  • Pesca: Deixem os peixes em paz!
  • Pintura: Passar borrões de cores em uma tela é antiquado demais.

  • Não Há Felicidade Duradoura Suficiente: Um protesto com sucesso, dá por uns dias mais Felicidade Duradoura.
  • Poucos Recursos no Mundo: Se tiver sucesso vai encontrar mais,[sic] Insetos, Joias e Metais por uns dias!
  • Salários Baixos: Um protesto de sucesso dá um aumento aos Sims empregados!
  • Sims Sem Habilidades: Um protesto de sucesso acelera um pouco o aprendizado de habilidades!

Enquanto o horário estipulado para o protesto não chega, o organizador pode espalhar folhetos, chamando outros Sims para o protesto. Quando a hora chegar, o Sim deverá empolgar a multidão no palanque com três diferentes interações: "Chamar Palavras de Ordem", "Exasperar a Multidão" e "Fazer Discurso Apaixonado". O protesto será mais bem sucedido se muita gente participar e estiver empolgada.

Protestar sobre a morte pode resultar em morte.

The Sims 4: Vida na Cidade

Sims protestando.

Os protestos retornam em The Sims 4: Vida na Cidade. Agora, os Sims que trabalham na carreira Política podem iniciar protestos a qualquer momento clicando na calçada ou no chão do lote e selecionando a opção "Protestar". Sims nessa carreira devem escolher uma causa para lutarem por (que pode ser alterada ao clicar no próprio Sim). São elas:

  • Fale Pelas Árvores
  • Fundação Para Menos Travessuras
  • Mundo Unido
  • Simoleons Para Todos
  • Nenhum Sim Abandonado

Ao iniciar o protesto, os Sims trocam imediatamente suas blusas por uma camiseta de manga longa cuja estampa é determinada pela causa que o Sim luta. Os NPCs que estiverem passando pelas redondezas podem entrar no protesto, trocando pela mesma camiseta que o Sim do jogador está usando. Os manifestantes também utilizam placas e megafones para enfatizar sua luta.

Se o jogador encontrar um protesto acontecendo em algum lugar da cidade, pode fazer seu Sim participar do mesmo ou até doar Simoleons aos manifestantes. Esse tipo de evento é aleatório e pode ocorrer em qualquer uma das regiões de San Myshuno.