FANDOM

Modo Simulação
Sims4-preview-16
A interface do Modo Simulação em The Sims 4.
Ícone Lupa Interrogação Veja também: Modo Compra e Modo Construção.

O Modo Simulação é um dos três principais modos da série The Sims, sendo os outros dois o Modo Compra e o Modo Construção. O Modo Simulação é o único modo em que os Sims podem ser controlados e em que o tempo pode passar.

O jogador tem controle sobre o tempo na maioria das circunstâncias e pode ajustar a velocidade com que o tempo passa. O Modo Simulação é o único modo que não podem ser feitas melhorias: o Modo Compra é usado para comprar artigos para o lar, e o modo de construção é usado para fins arquitetônicos e de construção.

Tempo

The Sims, The Sims 2, The Sims 3 e The Sims 4 são semelhantes em sua passagem do tempo e as maneiras que o jogador pode acelerar ou desacelerar essa passagem. A série The Sims utiliza um ciclo de 24 horas e cada minuto do jogo é igual a um segundo da vida real. Assim, na velocidade normal, o dia no jogo passa durante 24 minutos na vida real.

O jogador pode ajustar a velocidade da simulação. Velocidades para estas definições são variáveis ​​dependendo da potência do computador, quantidade de interações, a versão do jogo que está sendo executada, etc. Confira as velocidades disponíveis:

  • Pausado: O jogo é pausado, embora ainda seja possível selecionar interações para os Sims fazerem (e eles só as realizarão após continuar o jogo). O jogo poderá pausar automaticamente quando, por exemplo, aparece um cartão de oportunidade ou uma caixa de diálogo especial.
  • Velocidade 1: O tempo passa normalmente, enquanto um segundo-Sim dura um minuto real. O jogo irá voltar a velocidade 1 quando um evento importante acontece, como um incêndio, um assalto ou um falecimento. Também, em The Sims 3, o tempo voltará para a velocidade 1 após a velocidade 4 terminar de ser utilizada.
  • Velocidade 2: A velocidade de passagem do tempo aumenta.
  • Velocidade 3: A velocidade mais rápida possível no jogo, pode acabar causando lag em computadores pouco potentes. O tempo irá se acelerar automaticamente para a velocidade 3 caso todos os Sims de um núcleo estejam dormindo ou trabalhando.
  • Velocidade 4[TS3]: Apenas disponível no terceiro jogo da franquia, o relógio pode ser ajustado para funcionar em alta velocidade, até o Sim selecionado completar sua tarefa atual, momento em que o cronômetro de jogo vai voltar a velocidade normal.

Uniformidade do tempo

Em The Sims e The Sims 2, o tempo passa quando Sims visitam lotes comunitários ou casas de amigos, mas quando esses Sims voltam para casa, pouco ou nenhum minuto passou no lote da casa. Em The Sims 3, o tempo passa normalmente para todos devido ao mundo aberto, embora isto não aconteça caso o Sim viajar[TS3:VaM] para Al Simhara, Champs Les Sims ou Shang Simla ou para o futuro[TS3:NF]. No The Sims 4, embora o mundo não seja completamente aberto, o tempo passa normalmente, igual ao The Sims 3.

Painéis

O modo Simulação conta com várias seções e painéis específicos para ajudar o jogador a controlar os Sims e saber o que está acontecendo no mundo dos Sims. Embora o visual mude muito de um jogo para o outro, a maior parte dos painéis reaparecem.

The Sims

The Sims começa o painel mostrando todos os Sims selecionáveis dentro daquele núcleo. Logo ao lado, um pequeno medidor do humor do Sim selecionado é mostrado. Depois deste, existem logo quatro botões no jogo: centralizado logo ao lado, está o painel de personalidade do Sim, que mostra quantos pontos de personalidade o Sim possui entre cinco características: "Asseado", "Extrovertido", "Ativo", "Divertido" e "Simpático", além de mostrar o signo do mesmo.

Logo após, outros três botões: o primeiro abre o painel de relacionamentos do Sim (mostrando todos os Sims que conhece), o segundo apresenta o painel da carreira (indicando a carreira, o nível e as habilidades do Sim) e o terceiro, um painel sobre a residência do Sim (avaliando a mesma em certas características).

The Sims 2

Modo Simulação The Sims 2

Modo de simulação no The Sims 2, com o painel "Simologia" aberto na guia Lembranças.

The Sims 2, por sua vez, fez uma mudança inovadora: os ícones dos Sims que moram na casa são apresentados empilhados acima do botão do modo de simulação, abrindo espaço para outros recursos. Primeiro, o painel mostra o ícone do Sim (acompanhado de um pequeno termômetro indicando a temperatura corporal do Sim[TS2:QE]), o progresso na sua fase de vida atual, o dia da semana e hora atual no jogo e os quatro tipos de velocidade de passagem do tempo, todos empilhados no canto esquerdo.

Logo após estão presentes o medidor de influência[TS2:VdU], de aspiração vitalícia[TS2:TL] e, finalmente, o medidor de aspiração. Os três ficarão apertados um ao lado do outro. O medidor de aspiração é o mais notável e será o único caso apenas o jogo base esteja instalado. Após instalar qualquer outra expansão após Vida de Universitário, o medidor de influência aparecerá antes do de aspiração, dividindo o espaço original. Após Tempo Livre, o terceiro medidor é inserido, e fica entre os outros dois. O ícone da aspiração do Sim estará apresentado acima de todos os medidores e possui uma seta, que define se o menu dos desejos e temores será mostrado.

Por último, são apresentados cinco ícones que abrem cinco painéis diferentes que são (de cima para baixo): necessidades, relacionamentos (podendo filtrá-los entre apenas família, apenas amigos, apenas Sims do núcleo, apenas Sims com química[TS2:VN] e todos), carreira, simologia (possuindo quatro outros menus pequenos, que mostram pontos de personalidade e signo, interesses, hobbies[TS2:TL] e lembranças) e recompensas (incluindo recompensas de aspiração e premiações de carreira).

The Sims 3

The Sims 3 seguiu o estilo de seu antecessor, mostrando os ícones dos Sims presentes no núcleo empilhados em cima do modo simulação. Primeiro, são mostrados os desejos do Sim (quatro espaços para prometê-los e um separado, onde surgem os desejos). Logo após, está o ícone do Sim (que irá mudar de acordo com o humor do Sim, indo de sorridente a triste), acompanhado pelo ícone da estação atual[TS3:E] e fase lunar[TS3:SN]. Logo abaixo do Sim está o ícone do seu desejo duradouro e depois, os controles do tempo, todos empilhados debaixo do Sim. Ao lado, está a barra de humor e os modificadores de humor ativos do Sim.

Uma seção expansível do modo simulação pode ser aberto por meio de uma pequena flecha ao lado dos modificadores de humor. Nesta seção, encontram-se oito menus diferentes. Da esquerda para direita: informações básicas sobre o Sim (nome, árvore genealógica, traços de personalidade, dias até a próxima fase de vida, signo[TS3:CnN], favoritos e um menu que abre lembranças, estatísticas do Sim e biografia[TS3:G]), relacionamentos, carreira, habilidades, inventário, oportunidades, desejos duradouros (menu para comprar recompensas duradouras) e necessidades.

The Sims 4

A interface de usuário sofreu mudanças radicais com a quarta geração. O visual está mais limpo, com menos barras e menus expostos diretamente. Do lado inferior esquerdo, mostram-se a lista de interações, o Sim e sua emoção ativa, os modificadores de humor ativos e o ícone dos Sims do núcleo. No centro, as ferramentas de controle do tempo, data e hora. No canto direito, vários outros ícones pequenos, onde menus podem ser abertos. Da esquerda para a direita: objetivos de aspiração, carreira, habilidades, relacionamentos, inventário, personalidade e necessidades.