FANDOM

Funcionário
Funcionário
Funcionários são facilmente encontrados devido ao Plumbob esférico sobre suas cabeças que, como o normal, indica o humor atual do Sim.
Ícone Funcionário
Funcionários são Sims que podem ser contratados (por meio de telefones, computadores ou pessoalmente) para trabalharem em negócios em The Sims 2: Aberto para Negócios, e que foram readicionados em The Sims 4: Ao Trabalho (que só podem ser contratados pelo celular).

The Sims 2

Contratação

Funcionários podem ser contratados - como dito anteriormente - por meio de telefones, computadores ou pessoalmente para que exerçam uma determinada função em um negócio, seja ele localizado em um lote residencial ou comunitário.

Contratar funcionários por computador ou telefone irá mostrar um menu com seis Sims disponíveis para contratação. Este menu mostrará detalhes sobre o possível empregado: seu nome, exigência de salário, carreira atual (caso esteja empregado), além de todas as suas habilidades e conhecimentos. O menu mostrará novos Sims disponíveis para contratação a cada dia, e só novos nomes aparecerão fora deste horário caso algum Sim já tenha sido contratado.

Menu de Contratação

Este menu aparecerá para os empresários que procurarem funcionários para trabalharem em seus negócios.

Contratar funcionários pessoalmente irá depender se o relacionamento entre os dois Sims - o empresário e o possível futuro funcionário - é alto. Caso não seja, o Sim irá recusar a oferta. Se for alto o suficiente, o menu de habilidades do Sim aparecerá, e o proprietário poderá escolher se irá contratar o Sim ou não.

Os Sims que estão disponíveis para contratação são normalmente townies (townies normais, downtownies[TS2:VN], townies do Clube de Jardinagem[TS2:QE], nativos[TS2:BV], turistas[TS2:BV] e townies de classes sociais[TS2:VdA]) ou Sims controláveis que moram na vizinhança. Contratar Sims já empregados fará com que os Sims se demitam.

Habilidades úteis

Sims que possuem mais habilidades ou conhecimentos exigirão um salário maior do que Sims que não tenham tanta experiência, mesmo que este conhecimento não seja útil para o negócio que se está contratando. Na tabela abaixo, encontram-se as funções disponíveis e habilidades, conhecimentos ou traços de personalidade que ajudem na tarefa.

Função Habilidade associada Conhecimento associado Personalidade associada
Bartender
Cabeleireiro Habilidade Limpeza Limpeza Cosmetologia - Ouro Cosmética Ordeiro(a)
Cerâmica Habilidade Criatividade Criatividade Cerâmica - Ouro Cerâmica Nenhuma
Costura Habilidade Criatividade Criatividade Costura - Ouro Costura
Criar Robôs Habilidade Mecânica Mecânica Robótica - Ouro Robótica
DJ
Fazer Arranjo de Flores Habilidade Criatividade Criatividade Arranjos Florais - Ouro Arranjos Florais Brincalhão/Brincalhona
Fazer Brinquedos Habilidade Mecânica Mecânica Construção de Brinquedos - Ouro Brinquedos
Fazer Limpeza Habilidade Limpeza Limpeza
Jardinagem Habilidade Limpeza Limpeza Jardinagem - Ouro Jardinagem
Massagista
Pescar
Pescaria - Ouro Pescaria
Preparar Pratos Habilidade Culinária Culinária
Reposição Habilidade Físico Físico Reposição de Estoque - Ouro Reposição de Estoque Ativo(a)
Ser Caixa Habilidade Lógica Lógica Caixa Registradora - Ouro Pescaria Sério(a)

Ambiente de trabalho

Chamada

Chamar Funcionários

Os funcionários são chamados por meio da placa de Aberto/Fechado.

Para que os funcionários venham, é necessário que exista uma placa de Aberto/Fechado. É possível selecionar ela e escolher "Chamar Funcionários". Caso seja muito cedo ou algum funcionário tenha trabalhado até tarde no dia anterior, então ele pode se negar a trabalhar, dizendo que está cansado demais. Caso um funcionário novo tenha sido contratado, ele aparecerá e chamará a atenção do jogador para que receba uma função.

Recesso

É possível dar uma folga aos funcionários que estejam com fome, entediados ou precisam ir ao banheiro. Funcionários de folga irão vagar pelo lote, procurando objetos que saciem suas necessidades mais baixas. Funcionários com humor ruim (seu Plumbob esteja vermelho) por muito tempo podem ser dispensados pelo dia, para que melhorem suas necessidades mais vitais. Dar uma folga ou dispensar funcionários que necessitem é uma ótima saída para que estes não se demitam.

Salário

Como dito anteriormente, Sims que possuem mais habilidades ou conhecimentos exigirão um salário maior. Caso um Sim tenha melhorado uma capacidade enquanto contratado, seu salário irá se tornar baixo para mantê-lo lá. Para isso, é necessário notar o menu "Funcionários" e checar se estes estão sendo pagos justamente. Funcionários que estejam sendo mal pagos e que esta situação persista podem se recusar a ir trabalhar ou até se demitirem.

Gerência

É possível promover apenas funcionários que trabalhem em lotes comunitários possuídos por um Sim. Um funcionário bem qualificado pode ser promovido à gerente. Isto só acontece quando este possuir cinco pontos de conhecimento: um conhecimento em bronze vale um ponto, enquanto um conhecimento em prata vale dois, e finalmente um conhecimento em ouro vale três pontos.

Por exemplo: um funcionário com conhecimento ouro em Caixa Registradora e prata em Reposição de Estoque poderá se tornar um gerente (conhecimento ouro = 3 pontos, conhecimento prata = 2 pontos).

O principal benefício de ter um gerente é que estes cuidarão do negócio do Sim quando este não estiver no lote e são completamente controláveis. Os proprietários, entretanto, deverão continuar checando periodicamente (por meio do telefone) a situação da empresa.

Demissões

Demitir um funcionário pode ser feito utilizando a interação "A Direção.../Você Está na Rua!" é necessário quando este não estiver fazendo o seu trabalho corretamente, ou está falhando em seguir os procedimentos básicos de seu cargo. Exemplo: um chef que queima a comida, um fabricante de brinquedos que cria produtos "malignos". Um funcionário demitido se tornará um cliente com uma estrela de lealdade negativa.

Um funcionário pode ser demitido de uma maneira mais respeitosa caso o proprietário não possa pagar o seu salário ou se sua função não é necessária novamente.

Funcionários jogáveis

Quando um funcionário contratado para um negócio é um Sim controlável em outro núcleo familiar, os Sims trabalharão de segunda à sexta, das 9h às 17h. Como numa carreira normal, os Sims também receberão dias de folga, licença maternidade e também podem trazer outros funcionários para casa.

Se Tempo Livre estiver instalado, funcionários jogáveis também podem ganhar cartões de oportunidade de hobbies.

The Sims 4

Ao Trabalho

Funcionários podem ser contratados para um negócio em The Sims 4: Ao Trabalho.

Os usuários podem ser contratados através do celular, onde podem ser vistas suas habilidades e o salário exigido. O salário aumenta de acordo com o nível de habilidade deles - quanto maiores seus níveis, maior será o salário. As habilidades deles são:

  • Vendas
  • Ética Profissional
  • Manutenção

Após contratar um funcionário, o Sim pode atribuir uma função para cada um deles. As funções e seus respectivos deveres são:

  • Recepção, o Sim recebe e atende os visitantes da loja;
  • Vendas; este funcionário tenta convencer os Sims a comprar;
  • Reposição de Estoque; este deve preencher o estoque onde faltam produtos.

Entretanto, ao início de um jogo, somente um empregado pode ser contratado. Ao ganhar Pontos de Vantagens, vendendo seus produtos, o Sim pode gastá-los comprando recompensas - e uma delas é lugar para mais um funcionário.

Escapada Gourmet

Funcionários são parte indispensável para o funcionamento de um restaurante em The Sims 4: Escapada Gourmet.

TS4EG Gerenciar funcionários
Logo ao comprar um, é necessário contratar pessoal como chef de cozinha, anfitrião e garçons. Cada cargo exige duas habilidades específicas: chefs precisam de Culinária e Mixologia, garçons, de Carisma e Ginástica, e anfitriões, de Carisma e Comédia.

Candidatos para os cargos normalmente são Sims gerados aleatoriamente com, ao menos, um ponto de habilidade em cada habilidade requerida. O salário mínimo oferecido é de §2/hora para garçons, §3/hora para anfitriões e §7/hora para chefs, independentemente se possuem mais habilidade. Uma vez contratados, eles aparecerão imediatamente para trabalhar.

Funcionários também possuem um nível de satisfação com o seu trabalho (muito satisfeito, satisfeito, neutro, insatisfeito, muito insatisfeito). Esta opinião se baseia em dois fatores: se estão sendo pagos bem e se estão sendo apreciados (usando as interações "Elogiar" ou "Criticar", veja abaixo).

O salário dos funcionários é medido por meio do seu nível de cargo, que vai de 1 a 5. Ao promover, o salário por hora é aumentado (e o inverso também ocorre). É recomendável promover o funcionário a cada três níveis de habilidade (para que não fiquem insatisfeitos) e a rebaixá-los caso um funcionário esteja "Muito Satisfeito" mas não faça um trabalho eficiente ou para cortar custos. Também é possível demiti-lo caso não esteja fazendo um bom trabalho.

Funcionário Salário
Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5
Anfitrião §3/hora §6/hora §12/hora §20/hora §30/hora
Chef de cozinha §7/hora §12/hora §17/hora §30/hora §50/hora
Garçom/Garçonete §2/hora §5/hora §9/hora §16/hora §25/hora
TS4EG Interações funcionário
Entre as interações disponíveis com um funcionário estão:
  • "Criticar", caso não esteja se aplicando ou trabalhando. Isto irá diminuir sua satisfação com o trabalho e relacionamento com o chefe (embora isso pareça ser menos afetado quando feito com razão).
  • "Elogiar", aumenta levemente a satisfação do funcionário com seu emprego e lhes dá um modificador de humor que os fazem trabalhar de forma mais eficiente.
  • "Inspecionar", que irá fazer o funcionário expressar sua satisfação com o trabalho.
  • "Promover a [cargo] nível X", para aumentar o salário do Sim. Funcionários de níveis mais altos estarão mais satisfeitos e terão um salário mais alto.
  • "Rebaixar a [cargo] nível X", para diminuir o salário do Sim. Isto impactará a satisfação do funcionário com o seu trabalho e o salário por hora diminuirá.
  • "Pagar por treinamento" é utilizado para aumentar a habilidade do funcionário nas habilidades necessárias para o seu cargo.
    • "Treinamento Rápido" custa §150 e ajuda um funcionário novo a acelerar sua habilidade (principalmente os chefs).
    • "Treinamento Padrão" custa §600 e é desbloqueado após um funcionário atingir o nível 5 em sua habilidade.
    • "Treinamento Intensivo" custa §1.200 e é desbloqueado após um funcionário atingir o nível 7 em sua habilidade.

Veja também