Estoque de Lotes e Casas
Estoque de Lotes e Casas.png
Exemplo de menu estoque de Lotes e Casas.

O Estoque de Lotes e Casas é onde lotes vazios, pré-fabricados e customizados são postos prontos para serem movidos para uma vizinhança.

Em The Sims 2, o Estoque é acessível pela visão da vizinhança, e com ele selecionado, torna-se possível modificar lotes residenciais desocupados e lotes comunitários sem dono. Em The Sims 3, o jogador deve entrar no modo Editar Cidade para acessar a Biblioteca (o novo nome do Estoque de Lotes e Casas).

Há muitas casas pré-fabricadas para The Sims 2, The Sims 3 e suas expansões podem ser postas na vizinhança. Elas são nomeadas de acordo com o seu estilo (ex: Tudor). Os nomes dos lotes pré-fabricados no jogo base de The Sims 2 não indicam quantos quartos e banheiros existem. Isto só seria feito em lotes a partir de Vida Noturna.

The Sims 2

O Estoque de Lotes e Casas é um menu que pode apenas ser visto enquanto o jogador estiver na tela da vizinhança, acessível pelo atalho F3. Com esse menu aberto, é possível clicar nos lotes para ler as informações dos lotes na vizinhança, movê-los, arquivá-los no catálogo (com ou sem uma família morando neles) ou destruí-los.

Qualquer tipo de lote presente no Estoque de Lotes e Casas deve ser posto adjacente a uma rua. Quando o terreno no qual o jogador deseja colocar o lote esteja disponível, a base do lote brilhará em verde. Caso contrário, a base brilhará vermelho.

Lotes não podem ser sobrepostos um sobre o outro ou em superfícies muito íngremes. Quando posicionados na vizinhança, os lotes tendem a aplainar o terreno onde foram colocados, mudando permanentemente o formato do terreno. Isto faz deles ótimas ferramentas de terraplenagem. Lotes também não podem ser postos sobre decorações de vizinhança (com exceção de vegetação, neste caso, a mesma é deletada).

A interface do Estoque também oferece uma coleção de lotes residenciais e comunitários pré-fabricados que podem ser adicionados à vizinhança, separando-os por ocupados/não-ocupados. O jogo base de The Sims 2 incluiu várias casas pré-fabricadas que só podiam ser adicionadas uma vez apenas em uma vizinhança só. Em futuros pacotes de expansão, esta regra foi alterada e um lote pode ser ilimitadamente colocado em qualquer vizinhança. Posteriormente, outras DLCs também incluíram casas e lotes comunitários pré-fabricados, que aparecem primeiro na fila. Lotes de DLCs mais antigas ocupam os últimos lugares da fila enquanto lotes que foram baixados como conteúdo personalizado e adicionados ao jogo aparecem primeiro.

A segunda aba contém lotes especiais. Esta aba abrigará repúblicas ou lotes de sociedades secretas em universidades[TS2:VdU], dois hotéis pré-fabricados[TS2:BV] e, caso Vida de Apartamento esteja instalado, apartamentos estarão disponíveis nesta aba também.

A terceira e última aba, por sua vez, inclui lotes vazios (terrenos baldios) que podem ser colocados no mundo. Estes terrenos, assim como qualquer lote, devem ser postos adjacente a uma rua. Os tamanhos oferecidos vão de pequeno (3x1, 2x2, 2x3, 3x2 e 2x4), médio (3x3, 5x2, 4x3, 3x4, 5x3 e 3x5), grande (4x4, 5x4, 4x5 e 5x5) e enorme (5x6). Bon Voyage adicionou a opção de lotes vazios de praia em quatro tamanhos (3x5, 4x5, 5x5 e 5x6). Lotes de praia possuem a obrigatoriedade de não apenas estarem adjacentes à rua, como também a algum corpo de água (oceanos ou lagos) de forma que a sua base inferior esteja completamente submersa (o lote também mudará o formato do terreno caso necessário).

Confira, na lista abaixo, o que cada pacote de expansão incluiu no Estoque:

Lista de lotes

Lotes residenciais

Lotes comunitários

Repúblicas

Apartamentos

Hotéis

Ícone Aviso.png Atenção!

É pouco aconselhável por lotes habitados no estoque. Os jogadores não devem fazê-lo a não ser que a família a ser movida tenha sido recém-criada e/ou não tenha relacionamentos com nenhum Sim ou animal de estimação fora do lote. Se isso for feito, o lote demorará mais tempo para ser movido pois o jogo criará cópias dos Sims/animais de estimação cujos membros da família tinham um relacionamento fora do lote. Ao colocar o lote em outra vizinhança ou na mesma, os Sims clonados só aparecerão nos arquivos do jogo, não serão jogáveis junto aos outros Sims. Confirmou-se que fazer isto causa corrupção da vizinhança.

The Sims 3

Sims 3 Biblioteca.png

The Sims 3 reintroduziu o Estoque de Lotes e Casas sobre o nome "Biblioteca", que está sempre visível no modo Editar Cidade.

Na biblioteca, o jogador possui três abas: Exibir Núcleos/Famílias (mostrando os núcleos familiares com ou sem suas casas), Exibir Casas Vazias (mostrando todos os lotes residenciais desocupados) e Exibir Lotes Comunitários (mostrando todos os lotes comunitários disponíveis).

Em todas as abas, o botão do Criar um Sim permanece presente (clicá-lo leva ao CAS e, ao sair, retorna-se da tela de onde saiu), assim como outros dois, "Exibir Somente Conteúdo Personalizado" (seja criado pelo jogador ou comprado da Store) e "Reexibir Todo o Conteúdo Oculto Instalado" (mostrar o conteúdo oficial da EA que foi ocultado pelo jogador).

A biblioteca oferece uma grande série de lotes residenciais desocupados e lotes comunitários exclusivos em certos pacotes de expansão, assim como outros que são originais de certos mundos e que estão livres para serem adicionados em novos mundos. Exemplos são a Elixires e Miudezas de Aleister e Salão Veludo Vermelho, ambos lotes originais de Moonlight Falls (mundo de The Sims 3: Sobrenatural) que estão disponíveis na Biblioteca.

Ao clicar em um ícone da biblioteca, um cartão aparece logo acima do menu, no canto direito da tela. Apresentará uma previsão do lote/núcleo, nome e descrição. Caso seja um lote, mostrará também o tipo do lote (caso comunitário), valor (contando mobília) e tamanho. Caso for um núcleo familiar, mostrará a dificuldade e os fundos. No caso de conteúdo adicionado por meio de pacotes de expansão ou coleções de objetos, não é possível compartilhá-los na Exchange ou excluí-los, apenas ocultá-los. Conteúdo personalizado, por sua vez, pode ser compartilhado na Exchange ou excluído.

Lotes que são baixados da The Sims 3 Store e/ou do The Sims 3 Exchange também aparecerão na Biblioteca sobre sua aba correspondente, mas com um ícone especial no canto inferior direito.

Aplicando um lote no mundo

Biblioteca - colocando um lote.png

Ao adicionar um lote da Biblioteca ao mundo, é necessário ter certeza de que o terreno baldio onde se deseja colocá-lo deve ser de tamanho igual ou superior do tamanho original indicado (tanto em largura quanto em comprimento, mesmo que parte do terreno do lote que está sendo copiado esteja vazio) e que o tipo do lote baldio corresponda àquele do lote desejado (lotes comunitários só podem ser postos em terrenos baldios comunitários, fazendo-se necessário alterar o tipo de lote previamente).

Selecionando a opção "Colocar Cópia", apenas os ícones de terrenos baldios que atendem os pré-requisitos de tipo e tamanho aparecerão, a fim de que o jogador escolha onde colocá-lo. Se nenhum ícone aparece, nenhum lote é adequado para o posicionamento. Nesse caso, é possível criar um novo lote com as dimensões desejadas com o Editor de Mundo.

Biblioteca - girar lote.png

Em seguida, o jogo irá entrar em uma tela de carregamento para adequar o lote no terreno e um novo menu aparece para que o jogador posicione o lote dentro do espaço desejado. Haverão duas setas de cada lado (para girar o lote em sentido horário e anti-horário) e um pequeno painel no canto inferior direito para que o jogador posicione o lote em certa parte do terreno (seja na borda traseira, central ou frontal, em qualquer uma das nove posições possíveis). As únicas opções, então, serão de aceitar o posicionamento do lote ou cancelar, retornando para o modo Editar Cidade.

Lotes automaticamente adicionados

Iniciar jogos salvos após a instalação de um pacote de expansão normalmente fará surgir uma notificação pedindo se o jogador deseja construir certo tipo de lote no mundo (principalmente o Corpo de Bombeiros Comunitário e o Salão de Beleza e Tatuagens do Barney[TS3:Amb], a Hípica Pequeno Pônei ou Hípica Internacional JRA[TS3:P], o Karaokê de Mestre do Mick e o Parque de Apresentações[TS3:ST] e o Elixires e Miudezas de Aleister e a Taverna do Varg[TS3:SN]) a fim de que o jogador não perca recursos de jogabilidade adicionados com essa nova DLC. Novos jogos salvos já possuirão os lotes necessários automaticamente adicionados.

Exemplo de lote automaticamente mal posicionado é o Elixires e Miudezas de Aleister em Lucky Palms. Não apenas o lote não se conecta à calçada, a fachada está virada para a borda incorreta.

Entretanto, nota-se que o resultado, muitas vezes, não é perfeito. Lotes automaticamente instalados acabam não sendo rotacionados corretamente (com a fachada virada para os fundos ou para a borda lateral), não se encaixam à calçada ou requerem um tamanho de lote bastante específico (Cafeteria V de Voar exige um lote de tamanho 20x34, o que acaba sempre criando uma borda de terreno inutilizado), criando um visual desagradável. Esse problema pode ser resolvido pelo jogador demolindo o lote e colocando-o novamente.

Alguns mundos não recebem novos lotes por questões de estilo (por exemplo: Roaring Heights está baseado nos anos 1940 e Vale do Dragão parece situada em uma realidade quase medieval), outros já estão preparados para a adição de certos tipos de lote (como Appaloosa Plains com lotes de Ambições e, em menor escala, Caindo na Noite) ou não possuem terrenos baldios amplos o suficiente para comportar o novo lote (hípicas ou a Taverna do Varg, por vezes, ficam deixadas de fora por serem grandes demais).

Lista de lotes

Informação (ícone).png Nota

Lotes adquiridos na The Sims 3 Store estarão presentes na Biblioteca. Confira a página The Sims 3 Store para vê-los.

The Sims 3 Jogo base

The Sims 3: Ambições Ambições

The Sims 3: Caindo na Noite Caindo na Noite

The Sims 3: Gerações Gerações

Vida Urbana

The Sims 3: Pets Pets

The Sims 3: Showtime Showtime

The Sims 3: Sobrenatural Sobrenatural

The Sims 3: Estações Estações

Estações readicionou duas versões de parques principais nos mundos presentes até o momento (embora não todos). Um preparado para receber os festivais, outro em sua forma original.

The Sims 3: Ilha Paradisíaca Ilha Paradisíaca

The Sims 3: No Futuro No Futuro

The Sims 4

Em The Sims 4, o estoque de lotes e casas foi substituído pela Galeria.

The Sims Histórias

O Estoque de Lotes e Casas na série The Sims Histórias funciona exatamente como em The Sims 2. Entretanto, a seleção de lotes pré-fabricados é mais reduzida, assim como os tipos de lotes vazios que podem ser construídos (The Sims Histórias de Bichos oferece apenas cinco tipos: 2x2, 3x1, 2x3, 3x2 e 3x3).

A única exceção a essa regra ocorre em The Sims Histórias de Náufragos, no qual não é possível adicionar novos lotes ao mundo.

The Sims Histórias da Vida The Sims Histórias da Vida

The Sims Histórias de Bichos The Sims Histórias de Bichos

Referências

  1. Exclusivo ao encomendar a Edição Limitada de The Sims 3: Pets.
  2. Exclusivo ao encomendar a Edição Limitada de The Sims 3: Estações.