Apicultura
Apicultura (The Sims 4).png
Um Sim coletando mel em The Sims 4.
Ícone - Apicultura (The Sims 4).png

Apicultura foi uma atividade introduzida em The Sims: Num Passe de Mágica, The Sims 3: Sobrenatural e The Sims 4: Estações.

Esta permite aos Sims colher mel e cera de abelha, que, por sua vez, podem ser usados como alimento ou ingrediente de elixires[TS3:SN].

The Sims

Para começar, é necessário comprar o Preparador de Mel & Cera, na seção de recreação.

Um Sim praticando Apicultura em The Sims.

O Sim, quando comandado a usar o preparador de mel pela opção "Coletar...", irá vestir para um traje especial. A partir daí, poderá ser atacado por um enxame de abelhas, se seu humor estiver ruim, ou começará a coletar, caso esteja bom.

O preparador aumenta a habilidade de Culinária, e, conforme esse aumento acontece, o Sim poderá coletar cera e mel, podendo vendê-los por um preço que aumenta também conforme a habilidade. O produto da coleta também poderá ser guardado no inventário.

The Sims 3

Para praticar apicultura, é necessária a Caixa de Apicultor da Sra. Picada. Esta pode ser encontrada na guia Passatempos e Habilidades da seção de Entretenimento no catálogo do Modo Compra.

Pontuação Humor
01 - 29 Raivosa
30 - 65 Contente
66 - 100 Feliz
Fome Limpeza Pontuação
Alimentadas Limpas +1,5
Alimentadas Sujas -1,5
Com Fome Limpas -1,5
Com Fome Sujas -3,0

Cada colmeia tem três níveis de felicidade, que são raivosa, contente e feliz. O jogo mantém uma pontuação oculta geral ao humor, em um intervalo entre 1 e 100. O nível de felicidade é determinado como mostra a tabela à esquerda. Quando o jogador comprar a colmeia, a pontuação começa em 50. As abelhas ficarão felizes com a limpeza da colmeia e sua alimentação.

Uma Fantasma coletando mel em The Sims 3.

Quando as abelhas estão alimentadas e limpas, 1,5 pontos de felicidade são acrescentados por hora. Se a colmeia estiver suja, são perdidos 1,5 por hora, e os mesmos 1,5 por estar com fome, de modo que serão perdidos 3 pontos de felicidade por hora se as abelhas estiverem com fome e sujas. Apesar do medidor de pontuação de felicidade, também há pontuações para Fome e Limpeza. A pontuação de fome perde 4 pontos por hora e a de limpeza perde 2 pontos por hora.

Colmeias em lotes comunitários não irão possuir uma pontuação de felicidade abaixo de 72, ou seja, o mel colhido a partir destas fontes nunca pode ser inferior à qualidade Muito Bom.

Picada Comum Enxame Humor
70% 50% Raivosa
40% 20% Contente
15% 5% Feliz

As abelhas podem picar um Sim, se este estiver interagindo com a colmeia. A chance de ser picado é baseado em seu nível de felicidade atual. A tabela ao lado mostra o percentual de chances (de picada comum e de ataque de enxame) de acordo com o nível de felicidade da colmeia. Há a interação de fumegar a colmeia, que diminui a chance de picadas.

Abaixo, há a lista de modificadores de humor causados por picadas:

Ícone Nome Efeito no Humor Duração Descrição Obtenção
Modificador de Humor Picada de Abelha.png Mordida de Abelha -15 24h Ai. Abelha idiota. É uma forma de defender-se. Após ser picado por uma abelha
Modificador de Humor Picada de Abelha.png Mordida de Abelha -30 24h Ai. Abelha idiota. É uma forma de defender-se. Após modificador de humor "Ataque de Abelhas!" expirar
Modificador de Humor Picada de Abelha.png Ataque de Abelhas![confirmação necessária] -200 15m A completar Após ser picado por um enxame
Pontuação Qualidade
12,5 Ruim
37,5 Normal
50 Bom
62,5 Muito Bom
75 Ótimo
82,5 Excelente
90 Excepcional
97 Perfeito

Utilidade

A colmeia produz mel, que pode comido diretamente, ser usado na culinária ou na alquimia. A qualidade do mel produzido é baseado na pontuação de felicidade das abelhas. A tabela abaixo mostra a pontuação de felicidade mínima para produzir mel de determinada qualidade.

Elas produzem uma garrafa de mel a cada 12 horas e podem armazenar até 5 garrafas, simultaneamente, em sua colmeia. Toda vez que uma colheita de mel é feita, há uma chance de 60% de também obter cera de abelha.

The Sims 4

Seção a completar Esta seção está vazia, insuficientemente detalhada ou incompleta. Sua ajuda é bem-vinda!

A apicultura foi reintroduzida através do pacote de expansão Estações.