Apicultura
Apicultura (The Sims 4)
Um Sim coletando mel em The Sims 4.
Ícone - Apicultura (The Sims 4)

Apicultura foi uma atividade introduzida em The Sims: Num Passe de Mágica, The Sims 3: Sobrenatural e The Sims 4: Estações.

Esta permite aos Sims colher mel e cera de abelha, que, por sua vez, podem ser usados como alimento ou ingrediente de elixires[TS3:SN].

The Sims

Para começar, é necessário comprar o Preparador de Mel & Cera, na seção de recreação.
Apicultura Sims1

Um Sim praticando Apicultura em The Sims.

O Sim, quando comandado a usar o preparador de mel pela opção "Coletar...", irá vestir para um traje especial. A partir daí, poderá ser atacado por um enxame de abelhas, se seu humor estiver ruim, ou começará a coletar, caso esteja bom.

O preparador aumenta a habilidade de Culinária, e, conforme esse aumento acontece, o Sim poderá coletar cera e mel, podendo vendê-los por um preço que aumenta também conforme a habilidade. O produto da coleta também poderá ser guardado no inventário.

The Sims 3

Para praticar apicultura, é necessária a Caixa de Apicultor da Sra. Picada. Esta pode ser encontrada na guia Passatempos e Habilidades da seção de Entretenimento no catálogo do Modo Compra.

Pontuação Humor
01 - 29 Raivosa
30 - 65 Contente
66 - 100 Feliz
Fome Limpeza Pontuação
Alimentadas Limpas +1,5
Alimentadas Sujas -1,5
Com Fome Limpas -1,5
Com Fome Sujas -3,0
Cada colmeia tem três níveis de felicidade, que são raivosa, contente e feliz. O jogo mantém uma pontuação oculta geral ao humor, em um intervalo entre 1 e 100. O nível de felicidade é determinado como mostra a tabela à esquerda. Quando o jogador comprar a colmeia, a pontuação começa em 50. As abelhas ficarão felizes com a limpeza da colmeia e sua alimentação.
13ztpwn

Uma Fantasma coletando mel em The Sims 3.

Quando as abelhas estão alimentadas e limpas, 1,5 pontos de felicidade são acrescentados por hora. Se a colmeia estiver suja, são perdidos 1,5 por hora, e os mesmos 1,5 por estar com fome, de modo que serão perdidos 3 pontos de felicidade por hora se as abelhas estiverem com fome e sujas. Apesar do medidor de pontuação de felicidade, também há pontuações para Fome e Limpeza. A pontuação de fome perde 4 pontos por hora e a de limpeza perde 2 pontos por hora.

Colmeias em lotes comunitários não irão possuir uma pontuação de felicidade abaixo de 72, ou seja, o mel colhido a partir destas fontes nunca pode ser inferior à qualidade Muito Bom.

Picada Comum Enxame Humor
70% 50% Raivosa
40% 20% Contente
15% 5% Feliz

As abelhas podem picar um Sim, se este estiver interagindo com a colmeia. A chance de ser picado é baseado em seu nível de felicidade atual. A tabela ao lado mostra o percentual de chances (de picada comum e de ataque de enxame) de acordo com o nível de felicidade da colmeia. Há a interação de fumegar a colmeia, que diminui a chance de picadas.

Abaixo, há a lista de modificadores de humor causados por picadas:

Ícone Nome Efeito no Humor Duração Descrição Obtenção
Modificador de Humor Picada de Abelha Mordida de Abelha -15 24h Ai. Abelha idiota. É uma forma de defender-se. Após ser picado por uma abelha
Modificador de Humor Picada de Abelha Mordida de Abelha -30 24h Ai. Abelha idiota. É uma forma de defender-se. Após modificador de humor "Ataque de Abelhas!" expirar
Modificador de Humor Picada de Abelha Ataque de Abelhas![confirmação necessária] -200 15m A completar Após ser picado por um enxame
Pontuação Qualidade
12,5 Ruim
37,5 Normal
50 Bom
62,5 Muito Bom
75 Ótimo
82,5 Excelente
90 Excepcional
97 Perfeito

Utilidade

A colmeia produz mel, que pode comido diretamente, ser usado na culinária ou na alquimia. A qualidade do mel produzido é baseado na pontuação de felicidade das abelhas. A tabela abaixo mostra a pontuação de felicidade mínima para produzir mel de determinada qualidade.

Elas produzem uma garrafa de mel a cada 12 horas e podem armazenar até 5 garrafas, simultaneamente, em sua colmeia. Toda vez que uma colheita de mel é feita, há uma chance de 60% de também obter cera de abelha.

The Sims 4

Traço Vida Longa Este artigo ou seção contém informações sobre um título ainda em fase de planejamento ou em desenvolvimento.

As informações são de natureza especulativa ou não final, podendo haver alterações no período entre o desenvolvimento e o lançamento oficial.

A apicultura foi reintroduzida através do pacote de expansão Estações.